Mamãe sabe brincar

Nem no Dia das Mães elas abandonam esse hábito: brincar com os filhos. Conheça duas mamães que adoram fazer isso e que também amam inventar brinquedos e brincadeiras para eles

31590532_1605146166249942_4072103079393099776_n

No filme Toy Story, todos os brinquedos são amigos e se divertem juntos. Na casa da Mônica Bevenuto, mãe da Carolina, de 5 anos, do Miguel, de 2, e da Luísa, de 10 meses, todos brincam unidos também.

Mônica brinca com os filhos todos os dias. “A diferença é que em alguns dias brincamos muito”, ressalta. Nessa hora, ela nivela as brincadeiras pela segurança da Luísa, que ainda é bebê.

É assim: todos escolhem brinquedos ou brincadeiras seguras para o menor da casa. Quando a Luísa está na roda, ninguém brinca de Polly, por exemplo. “Por causa das peças muito pequenas’, explica Mônica.
32488972_1605146056249953_6253179835573600256_n

Se a brincadeira for com quebra-cabeça, a turma toda entra nessa porque o legal é encaixar as peças, mesmo que não sejam as certa!

À noite, rola jogar dominó só com a Carolina,  que fica acordada até um pouco mais tarde e já entende sobre regras de vários jogos.

Para Mônica, brincar, além de divertir, ajuda a criança a se desenvolver. Ela gosta de estimular a integração dos filhos nessa hora.
Quando está brincando com eles, observa principalmente a cooperação e a capacidade de compartilhar.
Mônica acredita que brincar é um efetivo meio de comunicação entre pais e filhos, mas está limitando a compra de novos brinquedos porque às vezes falta criatividade para se divertir com os que já existem em casa. Então, ela gosta de inventar.32260617_1605146239583268_4351513963540774912_n
Nos aniversários, curte criar itens de festinha. “São semanas ou meses de preparação e a galerinha toda envolvida”, conta. No dia a dia também é assim: “Quando faço as obrigações de casa, deixo cada um perto de mim com alguma atividade.
Ao preparar o almoço, por exemplo, Monica entrega alguns mantimentos pra os filhos brincarem de supermercado. “Eu simplesmente absorvo a situação pra qualquer brincadeira com eles!”

Carrinho de vestir

Mãe de Tácio Henrique, de 5 anos, e de Tomaz Augusto, de 2, Maria Cândida Sampaio separa um tempo todos os dias para brincar com eles. Geralmente brinca com os dois ao mesmo tempo, mas separa um tempinho para se dedicar individualmente a cada um para dar um carinho, conversar sobre o dia e os sentimentos deles.
Apesar da diferença de idade entre os meninos, Maria Cândida diz que eles gostam de se divertir  com as mesmas coisas. Mas se começam a discordar, ela entra em ação, alternando entre as brincadeiras preferidas de um e outro.
Nem sempre Maria Cândida brinca, pensando se a atividade vai trazer desenvolvimento para as crianças, mas ela acredita que as brincadeiras sempre ensinam algo, fortalecem vínculos, criam memórias afetivas e as deixam mais criativas e felizes.
Em casa, Maria Cândida incentiva os filhos a usar tudo o que possa virar brincadeira: debaixo da mesa vira casa, fazenda, caverna; cadeiras enfileiradas viram trem, caminhão, tudo o que a imaginação permitir.
A mamãe de Tácio e Tomaz também gosta de criar com eles brinquedos de papelão e material descartável, como armadura, escudo, carro, casa. Nos aniversários também é ela quem faz a decoração. “Tento me atualizar a cada dia acerca das tendências de festas e aliar ao gosto dos meus filhos.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s