O jeito de cada um

Pare um instante. Fale de você. Conte o que acha que tem de bom e nem tanto. Pronto! Achou fácil ou difícil? As turmas do 5º ano das professoras Thaís e Kelly fizeram isso por escrito. Mas, antes, assistiram a uma palestra com a psicóloga sistêmica familiar e neuropsicóloga, Fabíola Menezes. A especialista falou sobre diferenças individuais. Ela explicou que o ser humano é único, cada um com suas características e potencialidades. Daí, com a ajuda também do livro Empreendedorismo e Projeto de Vida, de Leo Fraiman, os alunos desenvolveram esse assunto no decorrer do primeiro bimestre.

Tia Thaís diz que cada um analisou as próprias características e a importância delas para as demais pessoas, para a família e o lugar onde vive. Refletiu sobre aspectos que acredita que pode melhorar, não para agradar os demais, mas para se sentir mais feliz. Aprendeu, ainda, sobre como funciona o ciclo da vida. Só então fez o trabalho escrito, ilustrado por um desenho do tipo autorretrato. O resultado estampou os murais da escola na semana que passou. 40

De acordo com a professora Thaís, houve quem achasse difícil falar de si, na hora de fazer o trabalho. “Alguns se vêem organizados, outros, tímidos”, exemplifica. Maria Eduarda, de 10 anos, revela que teve dificuldade de citar os pontos que considera positivos nela, por acreditar que poderia soar como autoelogio. Mas comenta: “Sou rápida para escrever, correr e sou inteligente”. Questionada sobre o que teria de negativo, respondeu que é curiosa, mas conta que entendeu, ao longo do aprendizado, que a curiosidade também é positiva, quando, por meio dela, a pessoa faz descobertas que ensinam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s