Interação na aula de Educação Física

Os movimentos sugerem os da luta olímpica, mas o objetivo é outro: tirar o barbante que está pendurado na cintura do oponente, sem sair do círculo criado no chão. A atividade foi adaptada pelo tio Guto e realizada pelo 4º ano, na aula de Educação Física de hoje, em homenagem ao Dia do Índio.28
Guto explica que a atividade, chamada de puxa-puxa, remete aos duelos corporais masculinos, realizados em diferentes tribos indígenas brasileiras. No pátio da escola, meninos e meninas participaram juntos da brincadeira, que estimula a coordenação motora, ajuda a elaborar estratégias e a tomar decisões, trabalha velocidade de reação e proporciona a interação.
Em seguida, os alunos brincaram de caça com lança. O objetivo é atingir um alvo colocado cerca de 5 metros à frente, com alturas diferentes. O desafio proposto é similar ao lançamento de dardo, uma modalidade olímpica, mas com regras adequadas porque, segundo o professor, o importante, na aula, é acertar o alvo. “Adaptando material e movimentos, essas atividades nos aproximam da cultura indígena”, diz.

24

35

Tio Guto explica para os alunos a brincadeira caça com lança

29

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s