Não deixe a bola cair

Pegue uma bola. Agora, percorra o circuito de pneus, pisando em cima ou dentro deles. Continue andando e faça uma curva para a direita. Suba na minicama elástica. Dê um salto e arremesse a bola na tabela de basquete. Volte, equilibrando-a sobre um cone, enquanto anda em uma ponte estreita. Recomece. E, assim, o tempo da aula de Educação Física passa voando para as turma do Infantil 3 e Infantil 4.

16

Tio Guto diz que o nome dessa atividade é percurso psicomotor com habilidades. O nome pode parecer complicado, mas é divertida! Ele explica que a dinâmica da atividade faz com que as crianças experimentem diferentes movimentos corporais durante a execução do percurso. “Colabora para o desenvolvimento do equilíbrio e a coordenação motora ampla, por meio da locomoção e manipulação de objetos.” De acordo com o professor, esse tipo de brincadeira também dá ideia de espaço.

A professora do Infantil 3, tia Lázara, observa que a noção espacial ajuda na hora de fazer exercícios nos quais o aluno precisa responder o que significa dentro e fora de um círculo ou um quadrado, por exemplo. Ela acrescenta que a atividade psicomotora é importante para a escrita, já que trabalha também a coordenação motora fina.

12É assim, mesmo, segundo Tio Guto. Nessa atividade, os alunos têm de segurar uma bola mais pesadinha, enquanto cumprem o percurso, e isso promove o tônus muscular. “É o estado de tensão permanente do músculo, condição básica para realizar movimentos globais e manuais de forma coordenada, o que auxilia ao pegar o lápis e escrever”, esclarece.

O professor de Educação Física conta que costuma misturar psicomotricidade com habilidades em todas as aulas para as turmas da Educação Infantil. A diferença é que ele muda as atividades e os objetos, conforme o nível de desenvolvimento motor dos participantes: isso para quem é pequeno, aquilo para quem já cresceu. E todo mundo aprende!

14

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s